14 frases que deve evitar a todo o custo numa entrevista de emprego

O mundo laboral é difícil e com a escolha de palavras errada, pode tornar-se ainda pior. Se não quer causar uma má primeira impressão, siga as dicas que lhe deixamos.

Sobreviver à ‘selva’ do mercado de trabalho hoje me dia exige criatividade, inteligência e acima de tudo, preparação.

É exatamente para melhorar a sua preparação pré-entrevistas de trabalho que partilhamos consigo 14 frases que deve evitar dizer aos recrutadores, para não ficar mal visto logo no primeiro encontro. As dicas foram dadas por um grupo de líderes empresariais em declarações ao Business Insider.

 

14 frases que deve evitar a todo o custo numa entrevista de emprego

1. “Deixei o meu trabalho anterior porque não gostava do meu patrão” – Faz com que pareça demasiado negativo e coloca o entrevistador a pensar se o problema seria do patrão ou seu. Esqueça os problemas pessoais dos trabalhos anteriores.

2. “Tive vários empregos porque não me senti desafiado” – Este tipo de frase faz com que pareça pouco objetivo e uma pessoa sem um rumo definido.

3. “O que faz esta empresa?” – O desconhecimento é sempre mau e quando é abertamente reconhecido, pode ser fatal para quem está a ser entrevistado. Saiba tudo o que puder sobre a empresa antes de falar com os recrutadores.

4. “Está um frio/calor do c******” – Os palavrões podem ser aceitáveis em certos contextos, mas num ambiente formal de trabalho, quando está a falar com uma pessoa que não conhece, utilizar palavras obscenas pode ser mal interpretado.

5. “Qual é a vossa política quanto às férias?” – Guarde este tipo de perguntas para mais tarde. Este tipo de questão faz com que pareça que está a pensar em parar ainda antes de começar, quando as empresas procuram dedicação máxima ao trabalho.

6. “O meu trabalho anterior era demasiado exigente” – Esta frase é desaconselhada porque coloca-o numa situação de fraqueza e retira força à sua candidatura. Se falhou noutra empresa, a probabilidade de falhar novamente é mais elevada, segundo a opinião da maior parte dos entrevistadores.

7. “Gosto de trabalhar sozinho” – O trabalho em equipa é crucial na grande maioria dos trabalhos. Se não conseguir ou não quiser fazê-lo, fica em desvantagem perante os restantes candidatos.

frases a evitar numa entrevista de emprego

8. “Não sou muito pontual” – A falta de disciplina é uma péssima característica profissional e como tal, deve ser corrigida e não assumida como um defeito impossível de resolver.

9. “Qual vai ser o meu papel aqui?” – A flexibilidade é essencial quando entra numa empresa e por isso, querer ter um papel definido logo à entrada pode ser mal visto por quem está à procura de trabalhadores.

10. “O meu único problema é trabalhar demasiado” – A humildade é importante. Esta resposta soa demasiado forçada e não esclarece verdadeiramente quais são as suas fraquezas.

11. “Há mulheres / homens muitos giros(as) no escritório” – Esta questão demonstra falta de profissionalismo e faz com que os recrutadores tenham medo de contratar alguém que poderá não ter um comportamento adequado com os colegas.

12. “Sou um especialista nesse tema” – A não ser que a empresa o procure diretamente e já tenha muitos anos de experiência, é quase impossível ter conhecimentos suficientes para se assumir como um perito em qualquer tema. É preferível assumir que tem vontade de aprender mais e mostrar humildade.

13. “Criei um blogue mas deixei de o atualizar passado algum tempo” – Os projetos falhados não são necessariamente maus, mas assumir uma falta de dedicação aos seus projetos levanta sérias questões sobre a sua capacidade de se dedicar a um projeto no qual não tem interesse tão próximo.

14. “Não tenho perguntas para fazer” – Esta frase faz os recrutadores pensarem que existe uma falta de interesse na empresa ou no projeto.

Quer receber as nossas ofertas de FORMAÇÃO e EMPREGO directamente no seu email? Então subscreva inserindo o seu endereço de email abaixo:

NOTA: Para poder receber as nossas actualizações deve clicar no link de confirmação que irá receber no seu email.

Author: Formação & Emprego

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *