2018 é o “verdadeiro ano da retoma do emprego” em Portugal, diz Hays

O Guia do Mercado Laboral revela que 81% dos empregadores a atuar em Portugal pretende contratar este ano. TI, engenharia e perfis comerciais estão em alta.

As perspetivas de recrutamento para 2018 atingem o valor inédito de 81% – o valor mais alto alguma vez verificado nos inquéritos da Hays.

Esta percentagem, que constitui “um claro reflexo do dinamismo do mercado de trabalho atual, torna-se algo preocupante quando comparada com a de profissionais que demonstram interesse em mudar de emprego”, que desceu este ano para o valor mais baixo de sempre (70%). “As perspetivas de recrutamento e o interesse numa mudança de emprego parecem estar a seguir rumos opostos, acentuando a clivagem entre procura e oferta de competências”, salienta a Hays.

mercado de emprego em portugal

As tendências variam bastante consoante a região do país e o tipo de empresa. Nas grandes empresas nacionais, por exemplo, as intenções de recrutamento para 2018 estão bastante acima da média (86%), ultrapassando até as das empresas multinacionais (81%).

A nível regional, encontram-se também algumas diferenças relevantes. A percentagem de empresas na região Norte que têm interesse em recrutar é a mais elevada do país, ascendendo a 88%. Já as regiões Centro e Sul partilham a mesma previsão de recrutamento (78%), mas têm evoluído de forma distinta: enquanto no Centro esta percentagem caiu 4 pontos percentuais face ao ano passado, a Sul disparou 10 pontos percentuais.

Quando questionados relativamente ao volume de contratações previsto para 2018, cerca de um terço dos empregadores diz que pretende recrutar um número superior a 10 colaboradores. Já 13% admite mesmo querer contratar mais de 30 pessoas. “A esmagadora maioria dos recrutamentos surgirá como consequência direta do crescimento das empresas em território nacional ou no estrangeiro”, conclui a Hays.

FONTE: Jornal Económico

Quer receber as nossas ofertas de FORMAÇÃO e EMPREGO directamente no seu email? Então subscreva inserindo o seu endereço de email abaixo:

NOTA: Para poder receber as nossas actualizações deve clicar no link de confirmação que irá receber no seu email.

Author: Formação & Emprego

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *