5 coisas para fazer durante o desemprego
Se está desempregado, saiba que a forma como ocupa o seu tempo durante este período desempenha um papel decisivo para o seu sucesso profissional e há 5 atitudes que deverá ter perante esta situação e que podem ajudá-lo a entrar no mercado de trabalho.
Se ainda não entrou no mercado de trabalho após a conclusão dos estudos, ou se o seu contrato está a terminar ou já terminou, não significa que vá ficar parado. Antes pelo contrário, qualquer atividade a que se dedique durante este período vai espelhar a sua atitude perante a vida, pessoal e profissional.
Já não basta manter o currículo atualizado ou pesquisar constantemente as ofertas divulgadas na web. Durante este período pode e deve manter estas 5 atitudes enquanto não regressa à vida ativa:
Manter-se ocupado e focado
Numa situação de desempregado, o principal trabalho é procurar um novo emprego. Mas para procurar trabalho e conseguir ser chamado para entrevista tem que se certificar que o seu currículo está atualizado e ainda investir em competências que se revelem essenciais para a sua profissão. Manter-se atualizado e reciclar conhecimentos é uma mais valia para quem procura emprego. Fazer voluntariado também pode ajudá-lo a manter-se ativo e atualizado.
Estar atento às redes sociais
Ainda que não esteja no mercado de trabalho, tente manter-se a par de tudo o que acontece na sua área de atuação. Como nunca se sabe quando é que uma oportunidade nos pode bater à porta, mantenha-se atualizado em tudo o que diz respeito à sua profissão.
Sair da zona de conforto
O desemprego pode ser uma oportunidade para aumentar a sua lista de contactos e de procurar por oportunidades fora da sua área de residência ou até mesmo de atuação. Limitar a sua pesquisa e permanecer apenas na sua zona de conforto pode estar a ser um entrave a conseguir uma oportunidade de emprego.
Não descurar o networking
Não se limite a procurar emprego nas redes sociais, recorra também a eventos de networking, como feiras de emprego, conferências e seminários da sua área profissional. Procure ainda oportunidades locais, junto dos seus amigos: eles podem conhecer alguém que conhece outro alguém que está a precisar de alguém com determinadas características como as suas. Mantenha-se também atento a vagas disponíveis noutras localizações, que possam oferecer-lhe outras oportunidades.
Manter o otimismo
Saber manter-se optimista é muito importante. Não perca a esperança, por mais obstáculos que se cruzem pelo seu caminho, encare-os como oportunidades para crescer e desenvolver outras competências.
FONTE: Universia