5 profissões bem remuneradas que não requerem diploma de ensino superior

Conheça 5 áreas profissionais que não exigem diploma de curso superior e pondere se possui as competências para desempenhar estas funções.

É-nos incutido desde muito cedo que o caminho mais natural para alcançarmos os melhores empregos é a educação. No entanto, existem caminhos alternativos para o sucesso e encontrá-lo nem sempre depende necessariamente de possuir um diploma universitário. Conheça 5 atividades profissionais que dispensam a frequência de um curso superior.

5 PROFISSÕES QUE NÃO REQUEREM DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR

DJ

A receita é unânime entre os DJ’s mais bem sucedidos – a experiência é quase tudo, até porque não há, até ao momento, diploma universitário que habilite a trabalhar nesta área. Começar por pequenas festas particulares, praticar muito, desenvolver as aptidões como DJ praticando in loco parece ser uma boa forma de começar.

É fundamental aprender a estruturar um repertório adequado, improvisar quando necessário e conseguir captar a atenção do público ao longo do “set”. Atualmente, existem cursos de DJ, mas para desenvolver o talento nada como ser-se auto didata e praticar (mesmo) muito.

Competências sugeridas: conhecimentos de marketing, redes sociais, conhecer a indústria da música, ter criatividade e saber trabalhar com software informático de produção musical.

FOTÓGRAFO

Não sendo de todo obrigatório ter diploma de curso superior para se ser um bom fotógrafo, é no entanto sempre aconselhável frequentar um curso de fotografia, que, aliado a uma boa capacidade para se trabalhar em regime freelance, pode ser o segredo para uma carreira de sucesso. Existem bastantes cursos de fotografia no mercado, desde níveis de iniciação até níveis avançados.

Competências sugeridas: criatividade, marketing, redes sociais, conhecimentos técnicos, rede de contactos, capacidade de negociação.

MAKEUP ARTIST/ MAQUILHADOR(A) PROFISSIONAL

Mais uma vez, o segredo está na prática e no desenvolvimento do talento individual. Normalmente, antes de poder ter condições para criar o seu próprio negócio, os maquilhadores associam-se a lojas, a determinadas marcas e, assim, vão desenvolvendo o seu estilo. Sim: ter um estilo próprio é fundamental!

Competências sugeridas: criatividade, sensibilidade empresarial, gestão do tempo, atendimento ao cliente, conhecimento da indústria da beleza, ser sensível às necessidades das noivas e das festas de casamento, entre outros eventos.

HAIR STYLIST/ CABELEIREIRO(A)

Muitas pessoas confiam mais no seu cabeleireiro do que em qualquer outra pessoa. Para quem estiver interessado nesta profissão e tem um bom sentido estético e de imagem pessoal, uma grande destreza manual e boas habilidades de comunicação, esta pode ser uma excelente escolha de carreira. Primeiro, terá que aprender as habilidades técnicas necessárias para fazer esse trabalho, que inclui corte, coloração, e branqueamento.

Competências sugeridas: criatividade, flexibilidade, higiene pessoal, sensibilidade para a moda, boas competências de comunicação.

CUIDADOR DE CRIANÇAS

Um cuidador de crianças é alguém que investe totalmente no desenvolvimento e no bem-estar de uma criança. Geralmente, nesta profissão cuida-se de crianças a tempo inteiro enquanto os pais trabalham. É responsabilidade do cuidador criar horários diários para diversas atividades que facilitem o crescimento mental, físico e emocional saudável das crianças que estão sob sua supervisão.

É encarregado de preparar refeições, lidar com o trabalho doméstico, e de levar e trazer as crianças para as suas atividades, além de as auxiliar nos trabalhos de casa.

profissões bem remuneradas que não requerem formação superior

Competências sugeridas: conhecimentos de nutrição, educação e desenvolvimento infantil, empatia, paciência, criatividade, capacidade para brincar, imaginação. Neste caso, embora o diploma não seja exigido, poderá encontrar pais mais interessados em contratar alguém com formação superior em Educação, Psicologia ou áreas afins.

Quer receber as nossas ofertas de FORMAÇÃO e EMPREGO directamente no seu email? Então subscreva inserindo o seu endereço de email abaixo:

NOTA: Para poder receber as nossas actualizações deve clicar no link de confirmação que irá receber no seu email.

Author: Formação & Emprego

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *