8 dicas para encontrar emprego em pouco tempo
Procurar emprego pode ser uma tarefa difícil e desgastante. Ainda assim é importante manter a motivação e uma atitude positiva. Encontrar trabalho em pouco tempo parece impossível, mas não é, na verdade. Antes de mais, é importante definir uma estratégia e um “plano de ataque”, para que possas destacar-te dos restantes candidatos.
Quando iniciares a tua procura vais deparar-te com obstáculos e possivelmente com algumas respostas negativas. Não deves “baixar os braços”, mas sim utilizar essas falhas para melhorar todos os aspetos que conseguires. A Adecco preparou uma lista de 8 dicas que não deves perder de vista.
1. Definir um objetivo
Toda a estratégia começa com um objetivo final, ou seja, o que queremos alcançar. A Adecco aconselha a fazer uma lista de trabalhos a que poderás candidatar-te de acordo com a tua formação e experiência anterior. Candidatar-te a muitos empregos “de qualquer coisa” ao mesmo tempo pode fazer com que percas o objetivo final. Especifica os cargos nos quais pretendes trabalhar e começa a procurar tendo em conta esse critério.
2. Informa os teus conhecidos de que estás à procura
As oportunidades podem surgir a qualquer momento e em qualquer lugar. Não hesites em informar os teus contactos de que estás à procura de emprego. Atualmente, com as redes sociais é mais fácil, lembra a Adecco, dando o exemplo do LinkedIn, no qual poderás ativar um alerta que indica que estás ativamente à procura de trabalho. Assim, as tuas conexões podem ver e informar-te se souberem de uma posição que corresponda às tuas necessidades.
3. Renova o teu CV
O teu currículo continua a ser melhor forma de apresentação para encontrar um emprego. Deves atualizá-lo com as últimas novidades da tua vida profissional e “dar-lhe um toque pessoal para atrair a atenção”, segundo as recomendações da empresa de outsourcing e recrutamento. Fazer cursos ou obter certificados pode tornar o teu CV mais interessante.
4. Inscreve-te numa empresa de trabalho temporário
A melhor maneira de aceder a uma infinidade de ofertas de emprego em pouco tempo é fazer uma inscrição numa empresa de trabalho temporário. Esta analisará o teu CV e poderá incluí-lo em processos de seleção que atendam às tuas necessidades.

5. Aumenta os teus conhecimentos
Deves continuar a tua formação, inscrevendo-te em cursos ou workshops que permitam expandir o teu currículo. Este é um aspeto fundamental para poder competir no mercado de trabalho atual. Os trabalhadores que não se atualizam acabam por ser ultrapassados. “Num mundo tão mutável, temos de continuar a reinventar-nos”, lembra a Adecco.
6. Está atento às redes sociais
Cuida da tua imagem nas redes sociais, pois está a tornar-se cada vez mais habitual os recrutadores fazerem uma análise das mesmas para conhecer um pouco melhor os seus candidatos.
7. Prepara bem as entrevistas
A entrevista é a tua grande oportunidade para convencer o recrutador de que és o candidato perfeito. Deves estar bem preparado e evitar improvisos. Tenta informar-te bem sobre a empresa para responder às várias perguntas.
8. Confia em ti
“Nada é mais atraente e interessante do que um profissional confiante em si mesmo e nas suas competências”, diz a empresa de recruta empresa de recrutamento, acrescentando que o conselho mais importante para encontrar um emprego rápido é trabalhar a confiança e convenceres-te de que não há nada que o possa impedir.
FONTE: Idealista