Cerca de 80% das vagas de emprego são invisíveis. Como encontrá-las então?

Na hora de procurar uma oferta de trabalho e proceder à candidatura a uma vaga, não é certo que se tenha acesso a todas as oportunidades disponíveis. O mais provável é que a maioria dos anúncios de emprego não seja publicada online. São as chamadas ofertas de trabalho invisível.

A publicação espanhola Expansión, revela que 80% das ofertas reais de emprego são invisíveis ou seja, não chegam ao conhecimento do candidato comum. São vagas que são anunciadas de forma interna nas empresas ou através de uma rede de contatos restrita.

O diretor geral da Experis – ManpowerGroup, empresa de Recursos Humanos, revela que “a maioria das ofertas são conhecidas, embora exista um mercado oculto, porque há sempre ofertas que dependem da confidencialidade e da confiança”, esclarece ao jornal espanhol.

José María Gasalla, professor e especialista, afirma que as referências continuam a ter muito peso nos processos de seleção. De acordo com os conselhos de especialistas na área, há várias maneiras de conseguir contornar os obstáculos e ter acesso ao lado menos conhecido dos recrutamentos.

vagas de emprego invisiveis

Dicas para encontrar as vagas de emprego invisíveis

1. Defina quem é e para onde quer ir

Seja claro sobre a sua marca pessoal e conheça bem os setores nos quais pretende trabalhar.

2. Os contatos são a chave

O segredo, de acordo com os especialistas, é cultivar uma boa rede de contatos dentro da área para que, assim que surja uma vaga, seja informado diretamente por eles.

3. Faça uma pesquisa sobre a empresa

Tente perceber de que forma funcionam os processos de recrutamento na empresa que ambiciona. Estude a metodologia, os exemplos e procure estar informado.

4. Envolva-se no meio

Relacione-se com as pessoas da área, vá a eventos da indústria e aproxime-se do seu objetivo.

5. Dê-se a conhecer

Utilize redes sociais como o LinkedIn de forma a mostrar o seu trabalho e criar conexões dentro da sua área. Depois dos contatos virtuais vêm os pessoais.

 

FONTE: Dinheiro Vivo

Quer receber as nossas ofertas de FORMAÇÃO e EMPREGO directamente no seu email? Então subscreva inserindo o seu endereço de email abaixo:

NOTA: Para poder receber as nossas actualizações deve clicar no link de confirmação que irá receber no seu email.

Author: Formação & Emprego

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *