Como Procurar Emprego em Portugal

Hoje em dia encontrar emprego é tarefa cada vez mais difícil, no entanto, isso não deve ser nunca motivo de desânimo ou desistência para quem pretende entrar (ou reentrar) no mercado de trabalho.

Quem procura emprego deve ter uma atitude proativa, deve correr atrás das oportunidades e não pode ficar à espera que alguém lhe vá bater à porta com uma proposta de emprego.

 

Como Procurar Emprego em Portugal – Algumas Dicas

– Dê a saber que está sem emprego

Muitas das pessoas que estão desempregadas muitas vezes “escondem-se” e não querem dar a conhecer a sua situação aos amigos e até mesmo aos familiares mais afastados. Ora, isso é um grande erro, uma vez que é sabido que muita gente consegue emprego através de um familiar ou um amigo.

Se você é uma das muitas pessoas que têm este tipo de atitude então está na hora de mudar! Sempre que tiver oportunidade fale com os seus familiares, amigos, vizinhos, etc e diga-lhes que está à procura de uma oportunidade de emprego.

Esta é porventura a dica mais importante acerca de como procurar emprego.

– Procure por empregos nos jornais

Compre pelo menos 1 ou 2 jornais ao fim de semana, analise as ofertas de emprego e responda aquelas que lhe interessam. Sábados e domingos são os dias em que os jornais normalmente publicam mais e melhores ofertas de emprego.

Se não tiver disponibilidade financeira para comprar jornais com frequência pode sempre pedir ao dono do café da sua rua para lhe guardar os jornais dos dias anteriores. Os jornais que os cafés compram no dia-a-dia vão invariavelmente parar ao lixo, por isso estou certo que o dono não terá nenhum motivo para não lhe dispensar os jornais dos dias anteriores. Leve-os para casa e analise ofertas de emprego.

– Encontre empregos na Internet

Existem inúmeras ofertas de emprego na Internet, por isso, vá ao Google e faça regularmente pesquisas pelas palavras-chave relacionadas com as ofertas que procura. Lembre-se que quanto mais concisa for a sua procura mais probabilidade terá de encontrar realmente aquilo que procura. Por exemplo, se procura emprego no Porto como empregado de armazém, no Google deve digitar algo do género: “emprego empregado de armazém porto” ou “precisa-se de empregado de armazém no porto”. Este tipo de pesquisa mostrar-lhe-á resultados que estarão mais de acordo com aquilo que você procura. Por outro lado, se digitar “emprego porto” ou “empregos no porto” irão aparecer-lhe todo o tipo de resultados e o mais certo é perder horas e horas e não encontrar nada do que você realmente quer.

como procurar emprego

– Registe-se em sites de emprego

Você pode (e deve) registar-se em sites de emprego. Muitos dos sites permitem que você defina a cidade e a área / tipo de emprego que procura. Ao fazer isso, sempre que forem publicadas novas ofertas de emprego na área e na cidade definidas, você irá ser informado (a) automaticamente via e-mail.

– Envie cartas de candidatura espontânea

Uma carta de candidatura espontânea é uma candidatura a emprego que é enviada por iniciativa própria, e normalmente inclui uma pequena carta de apresentação acompanhada do respetivo curriculum vitae. Mesmo que a empresa não esteja a recrutar nesse momento pessoas da sua área, você pode tomar a iniciativa de enviar a sua candidatura espontânea de forma a dar-se a conhecer e mostrar a sua disponibilidade. Assim se a empresa vier a precisar de alguém com o seu perfil já tem lá a sua candidatura, e não precisará de gastar tempo nem dinheiro a procurar outras pessoas.

Nota: para descobrir moradas de empresas pode pesquisar nas páginas amarelas, internet, etc.

– Nas respostas a ofertas de emprego (ou candidaturas espontâneas) envie sempre cartas originais e personalizadas

Não cometa o erro de escrever uma carta standard, fazer fotocópias e enviar indiscriminadamente.

Lembre-se que não há 2 empresas iguais, por isso cada carta deve ser personalizada tendo em conta o ramo de atividade e a empresa em questão.

Antes de escrever a carta pesquise e recolha o máximo de informação sobre a empresa. Tente saber o que faz ao certo a empresa, como se organiza, como atua no mercado, qual é a sua missão e os seus objetivos, etc. (por norma as empresas disponibilizam este tipo de informações nos seus sites). Use essa informação ao escrever a carta, dando a entender que já conhece a empresa, e realce as suas qualidades e quais as vantagens que a empresa teria ao contratá-lo(a).

Coloque em prática estas dicas sobre como procurar emprego e a sua situação irá certamente mudar.

Quer receber as nossas ofertas de FORMAÇÃO e EMPREGO directamente no seu email? Então subscreva inserindo o seu endereço de email abaixo:

NOTA: Para poder receber as nossas actualizações deve clicar no link de confirmação que irá receber no seu email.

Author: Formação & Emprego

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *