Como Procurar Emprego no LinkedIn

Compartilhar o nosso trabalho e a nossa carreira profissional tornou-se mais fácil a partir do momento em que o LinkedIn surgiu no panorama das redes sociais. O CV usual, enviado por carta ou por email deixou de ser algo estático com o aparecimento desta rede social tornando mais fácil a procura de emprego. E tudo porque o contacto entre empregador e trabalhador passou a ser mais fácil. Para além de funcionar apenas como um portal onde cada um mostra as suas aptidões e experiências profissionais ou apenas como um portal de ofertas de emprego, o LinkedIn estabelece uma ponte entre empregadores e potenciais colaboradores.

Como Procurar Emprego no LinkedIn

Tudo começa com o perfil de quem procura trabalho. Se este é o seu caso, saiba que manter o perfil atualizado, completo e de forma sucinta é o primeiro passo para ter um bom perfil e conseguir alcançar melhor reputação. Fale dos seus objetivos, das suas experiências e de como você pode ser a pessoa ideal para qualquer empresa, mantendo sempre o tom profissional. Apesar de ser uma rede social, o LinkedIn é mais formal e não serve para colocar fotos das férias ou dos amigos.

Depois de manter o seu perfil atualizado, segue-se a procura que pode ser feita através de pesquisa ou através de contactos. À medida que vai utilizando o LinkedIn, os seus contactos vão aumentando assim como as suas recomendações. Quanto mais contactos estabelecer, melhor, pois mais empresas vai conhecer e será mais fácil perceber e conhecer novas empresas que estão a contratar na sua área.

A pesquisa para procurar empregos é otimizada e feita de forma a que encontre facilmente empresas que estão à procura de trabalhadores. Pesquise utilizando palavras chave como localização, empresas, data de publicação, salário ou indústria. Quando encontrar uma oferta adequada para si, solicite conexão e envie o seu perfil de forma personalizada, para chamar mais à atenção. Também deve seguir todas as empresas que existem dentro do seu ramo profissional. Assim será mais simples ver quem está a contratar, pois são muitas as empresas que anunciam, na sua página de LinkedIn, que estão a contratar.

como procurar emprego no linkedin

Como procurar emprego no LinkedIn

Os grupos do LinkedIn são também uma boa forma de encontrar conexões, marcas e ofertas de emprego. Para escolher grupos, deve ser seletivo: participe em grupos do seu país, dentro do seu ramo profissional, com conexões em comum e onde possam estar possíveis empregadores. Nesta parte do LinkedIn a sua atividade deve ser diária, pois, para se dar a conhecer nos grupos, deve participar ativamente e de forma positiva. Esteja atento às conversas em cada grupo, pois nunca se sabe onde pode encontrar a melhor oferta de emprego numa conversa. Estar presente nos grupos também vai ajudá-lo a criar mais conexões.

As conexões criadas são dos fatores mais importantes para conseguir atingir uma rede maior de contactos. Sem esse trabalho intensivo de criar laços, o LinkedIn pode ser bem mais limitado, não sendo a verdadeira ferramenta de procura de trabalho. Procure explorar todas as grandes potencialidades desta rede social, todos os dias.

Quer receber as nossas ofertas de FORMAÇÃO e EMPREGO directamente no seu email? Então subscreva inserindo o seu endereço de email abaixo:

NOTA: Para poder receber as nossas actualizações deve clicar no link de confirmação que irá receber no seu email.

Author: Formação & Emprego

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *