Dicas para procurar trabalho nas redes sociais

Cada vez mais as redes sociais são instrumentos ou pelo menos têm influência no processo de recrutamento. Quer na construção de cadeias de influência e contactos – da parte dos candidatos – quer mesmo, do lado dos empregadores, na possibilidade que oferecem de atestar as qualidades e personalidade dos candidatos.

Anabela Possidónio, diretora executiva do The Lisbon MBA, explica como tirar o melhor partido possível dos chamados social media.

“Vivemos num mundo global e conectado, onde as empresas e as equipas de trabalho são cada vez mais multiculturais. Numa sociedade de trabalho e recrutamento à distância, as fronteiras esbatem-se também no mercado de trabalho e a Internet passa a ser uma plataforma onde é possível procurar emprego em qualquer parte do mundo. Mais especificamente os social media são uma ferramenta que já é utilizada tanto por candidatos como por empregadores para fins de recrutamento.

como encontrar emprego nas redes sociais

Mas se quer realmente procurar emprego através dos social media, deve ter em conta alguns aspetos. E deverá fazê-lo quanto antes. A altura para começar a deixar a sua pegada digital não é quando precisa de emprego, é muito antes. A pior coisa que pode fazer é ligar-se a alguém no Linkedin e imediatamente a seguir pedir-lhe emprego.

O primeiro passo é definir uma estratégia. A Internet é um mundo vastíssimo de oportunidades, mas é importante não se perder nas muitas ofertas de trabalho online. Por isso mesmo, deve procurar ser o mais específico possível naquilo que procura. Quais as áreas em que quer trabalhar? E, dentro destas áreas, em que empresas gostaria de trabalhar? Por fim, qual o nível dentro da organização que melhor se encaixa às suas qualificações? Outra recomendação a reter é que não pode contar apenas com os anúncios que encontra online. Pode ser importante estar atento a eles, mas lembre-se que normalmente estes anúncios recebem milhares de respostas, pelo que a probabilidade de ser selecionada é mínima.

Em alternativa, descubra quem são os responsáveis de recrutamento das empresas onde quer trabalhar e interaja com eles. Atenção que estas pessoas não têm que ser apenas os responsáveis de recursos humanos, mas qualquer influenciador. Descubra quem são, quais os seus interesses; siga-os no Twitter; envie-lhes emails; comente os posts dos seus blogs ou ligue-se a eles no Linkedin.

É importante que as pessoas a quem se liga sejam capazes de encontrar informação relevante sobre si. Se elas forem fazer uma busca do seu nome no Google o que é que vão encontrar? Artigos relevantes sobre uma temática em que é especialista ou fotos embaraçosas? Tudo o que faz na Internet pode ser visto pelos outros, por isso é crucial que tenha consciência da sua Pegada Digital.

Deixamos a nossa marca na Internet diariamente, nas fotos e posts que publicamos, nos comentários que fazemos a artigos de jornais, ou em sites dos quais podemos nem estar conscientes. Esteja atento às suas definições de privacidade e a toda a informação sobre si que é pública. Elementos como fotos e linguagem inapropriadas, erros ortográficos, comentários sobre ex-empregadores ou dados que contradigam a informação do seu CV podem ser fatores de exclusão por parte de possíveis empregadores.

Aquilo que um futuro empregador quer encontrar na Internet é informação credível e relevante sobre si. Idealmente, que o vejam como um especialista dentro de uma área de conhecimento ou que tem entre os seus contactos pessoas bem posicionadas dentro da área. Tire algum tempo a pesquisar conteúdos interessantes, partilhe-os e dê a sua opinião. Escreva um blog ou uma página do Twitter e contribua para um grupo do Linkedin.

Há vários recursos que pode usar, mas faça-o com uma linguagem adequada e com consistência entre plataformas. E não se esqueça de ser consistente no intervalo de tempo com que partilha informação. Não se esqueça que procurar um trabalho é um emprego a tempo inteiro. É moroso e exigente, mas se o fizer corretamente pode acabar com o seu emprego de sonho!”

FONTE: Dinheiro Vivo

Quer receber as nossas ofertas de FORMAÇÃO e EMPREGO directamente no seu email? Então subscreva inserindo o seu endereço de email abaixo:

NOTA: Para poder receber as nossas actualizações deve clicar no link de confirmação que irá receber no seu email.

Author: Formação & Emprego

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *