O seu LinkedIn pode ser o seu CV

Quem diria, há uns anos atrás, que seria possível arranjar emprego dentro de uma rede social? A procura de emprego deixou o lado mais formal do CV e, sem deixar algumas formalidades para trás, lançou-se à internet, o mundo virtual onde tudo acontece. De facto, a ideia tinha tudo para dar certo: criar um portal onde toda a gente pode aceder e ver qual a sua formação e aptidões profissionais. Empregadores de todas as partes do mundo podem assim encontrar, facilmente, as pessoas que procuram para diferentes áreas. Aqueles que procuram emprego podem mostrar ao mundo aquilo que fizeram e sabem fazer e encaixar no perfil de quem está a empregar. Tudo isto se torna mais simples que uma carta ou um email com currículo e carta de apresentação. O LinkedIn é agora o local certo para procurar um emprego à sua medida.

O perfil nesta rede social deve ser visto como um currículo normal, ou seja, quem o faz deve colocar todas as informações para vender, da melhor forma, a sua imagem. O perfil de LinkedIn é a página principal do seu currículo, tendo a vantagem de poder colocar mais informação e de poder fazer algo que não pode fazer com uma folha de papel: interatividade. Utilizar o LinkedIn ao máximo e aproveitar todas as suas potencialidades podem levá-lo ao caminho certo. Explicamos de seguida algumas das dicas que deve pôr em prática para tirar melhor partido desta rede social.

como procurar emprego no linkedin

Primeiro, manter o seu perfil completo sempre. É uma dica óbvia, mas que nem sempre é praticada. Preencha todas as informações no seu perfil, não esquecendo a mais importante: o background / resumo. Neste espaço deve explicar de onde vem, qual o seu objetivo e pode até colocar a morada para potenciais empregadores. Seguidamente, vem a experiência: formação, experiência profissional, datas e nomes relevantes com quem trabalhou. Tudo é importante, mas deve expor estas informações de forma sucinta. O seu cargo atual deve ser o mais explicativo possível: o que faz, em que projetos entrou e qual o seu envolvimento em cada projeto. Enalteça o seu trabalho de forma honesta. O perfil de LinkedIn permite-lhe também mostrar certificados de formações que já tenha feito e adicionar material multimédia, como vídeos ou áudios ou até apresentações de Powerpoint que já tenha feito.

Para além de um perfil atualizado e bem feito, a interatividade entre utilizadores é a grande chave para conseguir ter a melhor recomendação. Conecte-se com o máximo de profissionais da sua área e participe em grupos onde se encontram os empregadores que procura. Este networking vai permitir-lhe conseguir mais recomendações em áreas de interesse. Isto porque quem o conhece pode recomendá-lo em determinada tarefa: por exemplo, se você trabalha em comunicação, uma conexão sua pode recomendá-lo nas áreas de marketing, media, jornalismo, etc. É essencial que compartilhe o seu perfil em grupos e em comentários de forma a dar-se a conhecer. No caso do LinkedIn, a formação de relações de confiança pode ser mesmo a melhor forma de arranjar um emprego. E quem mais utiliza a rede, mais reputação ganha.

Quer receber as nossas ofertas de FORMAÇÃO e EMPREGO directamente no seu email? Então subscreva inserindo o seu endereço de email abaixo:

NOTA: Para poder receber as nossas actualizações deve clicar no link de confirmação que irá receber no seu email.

Author: Formação & Emprego

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *