Primeiro emprego: guia para os primeiros 6 meses

O primeiro emprego é mais importante do que pode parecer. Começar bem pode ser a melhor rampa de lançamento para uma carreira profissional sólida…

Para uns o melhor, para outros o pior mês do mundo do trabalho. Sentimentos à parte, há especialistas que definem atitudes e comportamentos adequados a ter nos primeiros seis meses do primeiro emprego, para sobreviver com distinção. Saiba o que tem de fazer.

Primeiro emprego: guia para os primeiros 6 meses

O primeiro mês
O primeiro mês é a primeira oportunidade para causar boa impressão. Leve-a a sério. A forma como se apresenta, como cumprimenta as pessoas, como fala e como responde aos desafios vão estar sob todos os holofotes. A parte boa é que um novato tem margem de manobra para não acertar à primeira, porque ainda está no período de ‘estado de graça’.

Pergunte tudo
Seja proactivo nas perguntas e na busca de respostas. Seja curioso acerca da história da empresa, da missão, dos valores e da visão. Quem são os líderes, qual a cultura da casa, quais são os procedimentos, as forças, as fraquezas, os desafios e as oportunidades. Conheça a sua nova empresa como a palma da mão. Pergunte, anote e observe. A informação é a melhor forma de evitar erros ou falhas.

O que esperam de si?
Uma coisa é o anúncio de emprego e a descrição das suas funções, outra é a realidade. Depois de estar instalado no seu novo emprego, marque uma conversa com a pessoa a quem reporta e pergunte o que esperam de si. Deve sair dessa sessão com as ideias claras sobre quais são as suas funções no dia a dia, responsabilidades e que objetivos deve atingir e em que momento.

Conheça os seus colegas
Cada personalidade é uma personalidade. Mas há coisas que são comuns e de bom senso em todas elas quando se trata do primeiro emprego. Escutar mais e falar menos. Sorrir ou apertar a mão com confiança e verdade. Deixar transparecer que está feliz por estar naquela empresa, garantindo que no momento certo saberá intervir, oferecer ajuda, dialogar, conhecer os seus colegas e dar-se a conhecer. Depressa virá o convite para almoçar. As pessoas são as empresas. Lembre-se disso.

Três meses
Os primeiros três meses já são um marco na sua carreira, mas ainda faltam mais três para terminar o típico período de experiência. Entretanto, o estado de graça acabou. Espera-se que esteja integrado, focado nas funções para as quais foi contratado e que não estagne. Seja exigente consigo, esperando entregar mais do que os outros esperam.

Encontrar um mentor
Uma das melhores formas de crescer, de progredir e de subir numa empresa é estando ao lado de quem sabe. Alguém que conhece a empresa há anos, que está integrado, que é respeitado, que tem a sua popularidade. De forma natural, encontrará a pessoa que guia, que ensina, que protege e que ajuda a ultrapassar dificuldades. Na faculdade era o padrinho, no mundo do trabalho é um mentor. Encontre-o.

Seis meses
Passou no teste? Parabéns. Agora tem de mostrar mais. Nesta fase tem de conseguir fazer-se ouvir. A sua opinião já deve ser escutada, deve ter ideias ou projetos implementados, mas provavelmente também já terá provado o sabor amargo de uma falha, um erro, uma discussão, um problema ou desafio que parecem difíceis de resolver. O mundo lá fora pode ajudá-lo. Retome o contacto com ex-colegas e amigos que possam ajudá-lo a ultrapassar os novos desafios. Esta rede de contactos é importante.

Reputação e promoção
A vida corre-lhe bem? Ocupou um lugar com distinção e tem a sua reputação dentro da empresa. Faça uma autoavaliação. Com as suas chefias diretas também. Trace objetivos para os próximos meses e persiga-os com foco. Mantenha-se alerta sobre todas as oportunidades à sua volta. Quem sabe a sua primeira promoção não esteja perto.
Fazer bem e com paixão compensa.

FONTE:
contasconnosco.pt/artigo/primeiro-emprego-guia-para-os-primeiros-6-meses

Quer receber as nossas ofertas de FORMAÇÃO e EMPREGO directamente no seu email? Então subscreva inserindo o seu endereço de email abaixo:

NOTA: Para poder receber as nossas actualizações deve clicar no link de confirmação que irá receber no seu email.

Author: Formação & Emprego

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *