Quer encontrar emprego em pouco tempo? Siga estes passos

As responsabilidades, a competição ou a falta de oportunidades são alguns dos receios de quem procura emprego. Uma das formas de ultrapassar estes obstáculos passa por manter-se focado nos seus objetivos e manter uma atitude positiva.

Encontrar trabalho em pouco tempo muitas vezes parece impossível. A procura pelo emprego pode levar a que sejamos confrontados com alguns medos como as responsabilidades, a competição, ou a falta de oportunidades.

Uma das formas para ultrapassar estes receios, passa por manter-se focado nos seus objetivos e manter uma atitude positiva. Pode, e deve definir uma estratégia inteligente e clara para bater à porta certa e destacar-se dos restantes candidatos.

A Adecco, uma empresa suíça de gestão de recursos humanos aponta oito dicas que pode seguir.

Decida qual o seu objetivo

Toda a estratégia começa com um objetivo final, ou seja, o que queremos alcançar. Faça uma lista de trabalhos a que se poderia candidatar de acordo com a sua formação e experiência anterior. Candidatar-se a muitos empregos “de qualquer coisa” ao mesmo tempo pode fazer com que perca o objetivo final. Especifique os cargos nos quais deseja trabalhar e comece a procurar tendo em conta esse critério.

Informe os seus conhecidos de que procura trabalho

As oportunidades podem surgir a qualquer momento e em qualquer lugar; Por isso, não hesite em informar os seus contactos de que está à procura de emprego. Atualmente, com as redes sociais é mais fácil. No LinkedIn, por exemplo, pode ativar um alerta que indica que está ativamente à procura de trabalho. Assim, as suas conexões podem ver e informá-lo se souberem de uma posição que corresponda às suas necessidades. Além disso, pode enviar e-mails e mensagens para alcançar mais pessoas e aumentar as possibilidades.

Renove o seu currículo

O seu currículo continua a ser a sua melhor apresentação para encontrar um emprego. Deve atualizá-lo com as últimas novidades da sua vida profissional e dar-lhe um toque pessoal para atrair a atenção. Fazer cursos ou obter certificados pode tornar o seu CV mais interessante.

Inscreva-se numa empresa de trabalho temporário

A melhor maneira de aceder a uma infinidade de ofertas de emprego em pouco tempo é inscrever-se numa empresa de trabalho temporário. Esta analisa o seu CV e pode incluí-lo em processos de seleção que atendam às suas necessidades.

Newsletter de Emprego e Forma�§�£o Financiada

Aumente os seus conhecimentos

Para encontrar um bom trabalho, continue a sua formação e inscreva-se em cursos ou workshops que permitam expandir o seu currículo. Este é um aspeto fundamental para poder competir no mercado de trabalho atual. Os trabalhadores que não se atualizam acabam por ser ultrapassados. Num mundo tão mutável, temos de continuar a reinventar-nos.

Esteja atento às redes sociais

Cuide da sua imagem nas redes sociais, pois está a tornar-se cada vez mais habitual os recrutadores fazerem uma análise das mesmas para conhecer um pouco melhor os seus candidatos.

Prepare bem as suas entrevistas

A entrevista é a sua grande oportunidade para convencer o recrutador de que é o candidato perfeito. Portanto, é muito importante que esteja bem preparado e evite improvisar. Tente informar-se bem sobre a empresa para responder a perguntas como: “Por que quer trabalhar aqui?”, “Como poderia contribuir para a empresa?”, “Por que deveríamos escolhê-lo?”. Além disso, tenha atenção à sua linguagem não-verbal: olhe sempre nos olhos, acene com firmeza ao apertar as mãos e evite fechar os punhos, pois é um sinal de nervosismo.

Confie em si

Nada é mais atraente e interessante do que um profissional confiante em si mesmo e nas suas competências. Portanto, o conselho mais importante para encontrar um emprego rápido é trabalhar a sua confiança e convencer-se de que não há nada que o possa impedir. Seja prático, inteligente, diferencie-se e confie em si mesmo.

FONTE: Jornal Económico

Quer receber as nossas ofertas de FORMAÇÃO e EMPREGO directamente no seu email? Então subscreva inserindo o seu endereço de email abaixo:

NOTA: Para poder receber as nossas actualizações deve clicar no link de confirmação que irá receber no seu email.

Author: Formação & Emprego

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *