Um mau emprego pode ser pior que a falta de um

Será preferível ter um mau emprego do que não ter nenhum? Um novo estudo diz que não…

A falta de emprego pode ser desesperante, tanto a nível financeiro como emocional. Estar desempregado é mau e disso não há dúvidas. Mas, surpreendentemente, um estudo concluiu que ter um emprego mau, é ainda pior.

O principal interesse do grupo de investigadores da Universidade de Manchester, em Inglaterra, era comparar a saúde dos participantes que permaneceram desempregados com a saúde dos participantes que passaram para um mau emprego e examinar os impactos na saúde das duas situações.

No estudo participaram cerca de mil indivíduos com idades compreendidas entre os 35 e os 75 anos que estiveram desempregados no período de 2009-2010. Os indivíduos foram acompanhados, nos anos seguintes, pelos investigadores, que analisaram a sua saúde, com base em inquéritos, e os níveis de stress crónico, conforme indicado pelos níveis hormonais e outros biomarcadores relacionados com o stress.

empregos maus

“Havia um padrão claro dos níveis mais altos de stress crónico para adultos que passaram para um trabalho de má qualidade, superior aos adultos que permaneceram desempregados. Os adultos que encontraram um trabalho de boa qualidade apresentaram os menores níveis de biomarcadores” disse um porta-voz da Universidade de Manchester.

Os resultados obtidos revelaram ainda que, ter um emprego, seja ele bom ou mau, não melhora a saúde física em comparação com quem está desempregado. Já um bom emprego foi associado a uma melhoria da saúde mental comparativamente à falta de um. Quanto aos indivíduos que passaram para um mau emprego não foram assinaladas diferenças relativamente à saúde mental em comparação com aqueles que permaneceram desempregados.

Os investigadores descobriram ainda que os indivíduos que estavam desempregados e passaram para um emprego de baixa qualidade tiveram riscos elevados de vir a desenvolver uma série de problemas de saúde em comparação com aqueles que permaneceram desempregados.

Quer receber as nossas ofertas de FORMAÇÃO e EMPREGO directamente no seu email? Então subscreva inserindo o seu endereço de email abaixo:

NOTA: Para poder receber as nossas actualizações deve clicar no link de confirmação que irá receber no seu email.

Author: Formação & Emprego

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *